segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Clorofila e a absorção de luz



Costumamos dizer clorofila, no singular, mas existem alguns tipos de clorofila, principalmente as conhecidas por a,b e c. Esses tipos diferem um pouco entre si e utilizam diferencialmente certos comprimentos de onda luminosa, mas todos dentro do espectro luminoso, principalmente do azul e do vermelho.

A clorofila a é verde-azul e aparece em todos os seres eucariontes fotossintéticos e nas cianobactérias. A clorofila b, encontrada em plantas, algas verdes e euglenas, não está relacionada diretamente à transudção energética, uma vez que é apenas um pigmento acessório usado para ampliar a faixa de absorção luminosa. A clorofila c substitui b em algas pardas e nas diatomáceas.

As clorofilas se agrupam em locais específicos do cloroplasto, onde desempenham a função fotoquímica, suas moléculas se encontram na membrana do tilacóide. Cada tilacóide tem uma enorme quantidade de clorofila, por exemplo, cada tilacóide de folha de espinafre tem em torno de 100 000 moléculas de clorofila.

No gráfico ao lado, podemos verificar alguns tipos de clorofila, e seus respectivos espectros de absorção, ou seja, o padrão de absorção de cada pigmento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial